11 de abril de 2017

Hoje venho compartilhar uma dica ótima para quem gosta de fast fashion.

Riachuelo agora terá e-commerce =) fiquei super contente quando li a notícia e fui atrás da assessoria para compartilhar com vocês essa informação.

Riachuelo_logo_2013

A empresa investiu novo canal  R$ 28 milhões para poder atender a demanda.

Jonas Ferreira, head do e-commerce da Riachuelo, explica que o maior desafio do projeto foi implantar toda a plataforma em sinergia com a operação física e com o Centro de Distribuição da companhia, que atenderá às demandas das duas operações. “É uma tarefa complexa, que exige mudanças culturais, processuais, além de impactar diretamente a rotina dos colaboradores”, explica o executivo. Em 2015, a Riachuelo investiu R$ R$ 250 milhões na modernização de um novo CD, localizado em Guarulhos, para ampliar a capacidade de expedição da companhia e apoiar a nova plataforma de vendas pela internet.

Na prática, o maior beneficiado com a integração dos canais é o consumidor, que poderá realizar trocas e cancelamentos, além de tirar dúvidas sobre compras realizadas no e-commerce no ambiente físico, tudo isso com o auxílio dos colaboradores das lojas.  Futuramente, também será possível realizar compras pelo site nos próprios pontos de venda da Riachuelo. “Chegamos nesse mercado depois dos maiores players, o que nos permitiu analisar o que deu certo ou não. Percebemos que a maioria das companhias tratava o e-commerce como outra empresa, sem nenhuma sinergia com a operação física, o que gera diversos problemas”, avalia.

Além da integração on e off-line, a interface do e-commerce da Riachuelo traz diversas funcionalidades, como propostas de soluções para combinar looks, sistema de busca personalizada, possibilidade de verificar medidas do corpo e navegação dividida por categoria, produto e estilo. O site também disponibilizará informações e referências de moda para auxiliar os consumidores no momento da compra.

Apesar do impacto da nova operação em toda a companhia, somente duas novas áreas foram criadas na Riachuelo: a do e-commerce, que fará toda a gestão do negócio e a interface com as demais áreas, e um estúdio próprio de fotografia implantado na sede da companhia, que facilitará o processo de fotografar os produtos em linha com o conceito da companhia. “Isso significa que todas as demais áreas foram sinergizadas à realidade do e-commerce, justamente para que a proposta da de omnicalidade e de integração de processos acontecesse de forma orgânica”, diz Jonas.

Sobre a Riachuelo
Agilidade na produção e rapidez na distribuição. São esses os fatores que garantem a Riachuelo o posto de maior empresa de moda do Brasil e referência no setor de fast fashion. Com o maior parque fabril da América Latina, a empresa cria e produz suas coleções feminina, masculina, infantil, de moda casa e acessórios, sempre tendo como referência as últimas tendências das passarelas internacionais. Atualmente, a rede possui mais de 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 285 lojas próprias espalhadas pelo Brasil.

Pra mim que AMO moda e AMO marketing e AMO internet, quando li essa notícia, fiquei super empolgada e curiosa para ver o resultado (alô Riachuelo, se quiser me contratar, tamo aqui, rs! Sério acho esse tipo de interação e serviço muito legal, deve ser muito bacana poder trabalhar com isso.

Para você que ainda não conhece a loja, acesse o site deles, a moda que eles estão produzindo é bem diferenciada, desde sapatos, roupas fitness e as peças que estão na moda mesmo. Passei a gostar dos produtos deles de uns 3 anos pra cá, antes confesso que não achava os produtos originais e hoje já acho que eles pensam tanto nos detalhes, que você não encontra produtos como os deles em outras lojas, são produtos com bastante personalidade.

Agora é esperar pra ver o resultado final de todo esse investimento. E para você que não tem a Riachuelo na sua cidade (meu caso), depois me conta como foi sua experiência nas compras com a Riachuelo ;-)