26 de outubro de 2017

É, eu sei que estamos praticamente no final de outubro, mas sempre é tempo de falar sobre esse assunto que é TÃO IMPORTANTE.

outubro-rosa

Câncer de Mama sempre foi um assunto que eu confesso só recordar no mês de outubro, nunca tinha conhecido ninguém que tinha tido essa doença e que fosse próximo de mim (ok, tinha uma amiga da minha mãe, mas eu não acompanhei de perto)…

Até que no ano de 2015 uma das minhas melhores amigas descobriu ter o câncer de mama…sim, uma menina nova, com apenas 29 anos, com um filho novinho, menos de um ano e com câncer. Foi aí que eu vi de perto a importância do exame de toque, a importância de fazer os exames com frequência, ir ao médico regularmente…

Confesso que não foi fácil pra mim…pensa naquela sua amiga, melhor amiga mesmo, um doce de pessoa…ela tinha se mudado de país e eu estava prestes a visitá-la…e assim que ela chegou lá veio tudo a tona…

De longe foi difícil dar suporte, mas eu sabia que minhas orações sempre chegariam até ela…

Pelo pouco que conversávamos quando ela estava em tratamento eu conseguia sentir 0,1% da dor que ela sentia e do quão doloroso foi o tratamento. Depois da quimio ela teve que fazer a cirurgia da retirada da mama e depois outra cirurgia na axila. E isso tudo em outro país…imagina só…

Enfim, contei um pouquinho dessa história, que eu acompanhei “de perto” pra mostrar pra vocês que qualquer pessoa, infelizmente, tem chances de ter a doença, não são somente mulheres em idade avançada.

Mas que graças a Deus, no caso dela, no final ficou tudo bem… =)

Ano passado fui visitá-la e ela estava LINDA, mais linda ainda….super saudável, vivendo uma vida normal… obviamente com acompanhamento médico, tomando suas vitaminas e remédios pós tratamento… já bem mais cabeluda (sim, ela perdeu todo o cabelo).

E duas coisas que aprendi nessa história toda, acompanhando o que aconteceu com ela é que primeiro de tudo, JAMAIS PERDER A FÉ! Outra coisa é a importância de você se conhecer e se cuidar, ir ao médico é importante sim, fazer o auto exame também (o exame do toque na mama – que aprendi ontem que o importante é fazer o exame do toque de 5 a 7 dias depois da menstruação)….

E o câncer de mama tem cura SIM e o quanto antes você souber melhor, facilita no tratamento!

É, o tratamento não é fácil, nem pra quem está com a doença mas também para a família… mas ele existe e está aí curando tantas mulheres…

Fica aqui uma imagem de como fazer o auto exame ;-)

autoexamemama-outubrorosa

Amiga, dedico esse post a você, uma mulher tão forte, tão guerreira, que passou por essa doença com tanta fé, com tanto amor no coração, sempre passando tranquilidade pra gente e me ensinando tanto durante todo esse perído…te amo muito!


Nenhum comentário em “Outubro Rosa”


Deixe seu comentário: